WTS news

Sustentabilidade Inteira em constante desenvolvimento

Sucesso de Verdade é Sucesso Inteiro

Por WTS Research em 06/09/2017

Cada vez mais se descobre que sucesso é a conjugação de vários fatores. Essa fala é importante porque quando vemos uma pessoa ou profissional de sucesso não é costume estudar a história dessas pessoas. Nem sempre conhecemos as dores, as noites nubladas, as quedas, a persistência e as dificuldades. O sucesso não chega de uma noite para o dia, não vem de forma mágica ou sem muito trabalho e planejamento.

No mês de fevereiro de 2015, em Paris, conversei com dois psicanalistas que, há anos, atendem pessoas insatisfeitas com os resultados alcançados na vida profissional. A maioria dessas pessoas tem talento, emprego satisfatório, mas não se sentem felizes e realizadas. Seja na França ou no Brasil, algumas demandas humanas são semelhantes. Algumas insatisfações se repetem porque o ser humano carrega perguntas que são existenciais, ou seja, são da alma, do coração e das emoções. Quando acontece algum problema na vida, isso acelera essas questões emocionais e agrava os dilemas da alma.

Na verdade, esse tema não é novo. Desde que o ser humano tomou consciência de quem ele era, ele começou a perguntar qual o sentido da vida, as razões de sua existência e para onde sua vida estava direcionada. Como não encontrava respostas convincentes, nasciam aí algumas perguntas, crises e dilemas que se arrastam na história do ser humano no planeta. Bata passear pelos clássicos da literatura mundial para descobrir que a pergunta pelo sentido da vida e o questionamento sobre o caminho da felidade fazem parte dos anseios humanos. Essas questões podem ser traduzidas em nossa sociedade de hoje como a pergunta pelo sucesso.

A partir das experiências desses psicanalistas que conversei na França, tenho uma leitura das demandas globais do ser humano. Em minha atuação como Coach WTS no Rio de Janeiro e na Alemanha, concluí que, para obter sucesso, não basta ter talento, capacidade técnica diferenciada ou saber executar com eficiência aquilo que é exigido de você. Sucesso é a conjugação de vários fatores, dentre eles, a capacidade de superar crises e saber organizar de forma coerente as áreas psíquica, emocional e espiritual. Isso significa dizer que é preciso aprender a lidar com as questões psíquicas e as perguntas humanas que se arrastam de geração em geração.

Por essa abordagem, já é possível perceber que sucesso inteiro é bem complexo. Lembro-me de um período que tive algumas aulas sobre saúde e empresa e o professor mostrava como o estresse por resultado fazia com que vários empresários desenvolvessem diferentes tipos de doenças físicas e emocionais. Eles até obtinham o sucesso, mas o preço que pagavam eram alto e comprometiam muito a saúde. Esse fato fez nascer diferentes pesquisas e propostas que buscam humanizar a vida de sucesso dos empresários. É assim que, na metodologia de Coaching WTS, o sucesso não é medido apenas com a quantidade de dinheiro que se alcança. O sucesso financeiro está condicionado ao desenvolvimento emocional, familiar, social, profissional e afetivo. Por isso, as empresas de sucesso inteiro têm revisado a forma como preparam a liderança e investem pesado em formação de pessoas.

Assim, é possível dizer que o sucesso inteiro na vida de um executivo ou colaborador insere a sabedoria para valorizar os laços afetivos, familiares e a construção de amizades sinceras. O planejamento da vida de sucesso ainda incluiu a realização de atividades cotidianas que trazem prazer e a separarão de um tempo para o lazer, a arte e a criatividade. Sucesso só pelo sucesso pode também gerar uma sensação de vazio após a grande conquista. Mas o sucesso inteiro inclui coerência e ética que levam à solidariedade e à saúde. Numa sociedade com tantas perguntas e dilemas, talvez seja preciso reaprender a importância do sucesso.

Ajudamos empresas a entrar de vez no século XXI com sustentabilidade inteira e, assim, impactar de forma sustentável e continuada a vida de seus colaboradores, clientes e da comunidade local.