WTS news

Sustentabilidade Inteira em constante desenvolvimento

Vida Pessoal Organizada e Liderança Proativa

Por WTS Research em 31/08/2017

Em função das demandas do nosso tempo, profissionais de várias áreas e de diferentes universidades do mundo admitem que existe uma relação muito forte entre vida pessoal e a formação de liderança proativa. No passado, era comum se ouvir que vida profissional significava uma coisa e vida pessoal outra. Atualmente, essa afirmação tem sido desfeita porque os estudos em desenvolvimento humano concluem que o ser humano é um ser inteiro e precisa ser abordado de forma integral.

Numa época, conheci um excelente profissional que estava para receber uma importante promoção na empresa. Porém, naquele ano, os problemas familiares se intensificaram na vida dele. No final, a diretoria executiva da empresa compreendeu que o colaborador estava abalado emocionalmente e o cargo exigia capacidade de suportar grande pressão. Recentemente, realizava o Coaching WTS Executivo numa empresa e um colaborador deixou de ser convidado para um cargo executivo porque seus problemas pessoais estavam interferindo no trabalho.

É importante perceber que existe uma relação direta entre vida pessoal e profissional. Essa é uma das principais preocupações dos profissionais que trabalham para preservar a saúde dos colaboradores, ou seja, a saúde ocupacional. Alguns programas de cuidado integral com o colaborador têm sido inseridos o ano todo nas empresas como trabalho preventivo. A empresa Entéuxes Engenharia inseriu o Coaching WTS na dinâmica cotidiana da empresa. Uma vez por semana, a liderança executiva se reúne e utiliza os princípios dessa metodologia de Coaching para trocar experiências, aprofundar os objetivos da empresa e buscar soluções para os problemas de cada semana.

Como exemplo de sucesso nesse campo, posso citar a escola de direito da Universidade de Harvard (EUA) e a escola médica da Universidade McMaster (Canadá) que são consideradas vanguardistas quando se fala em educação que fornece aos executivos condições para resolverem problemas do dia a dia da empresa e do nosso tempo. Para que isso se torne um hábito e melhore os processos internos da empresa, é muito importante que os executivos e toda liderança realizem uma autocrítica sobre seus trabalhos. Essa busca pelo autoconhecimento inteiro, eu chamo de Gravita na teoria de desenvolvimento humano que utilizo. Nesse serviço de Coaching WTS, a instituição pode, ainda, construir indicadores que ajudem a perceber se existe uma forma saudável e efetiva de medir os resultados do trabalho. Nessa metodologia, ainda se constrói um processo para que haja um feedback criativo e inteligente sobre a atuação do executivo.

Para finalizar nosso papo, lembre-se que para construir uma liderança proativa é importante estabelecer metas, planejar bem o caminho e executar com atenção o plano estratégico. O sucesso é o trabalho conjunto de vários setores com o melhor dos colaboradores envolvidos. Porém, é preciso recordar que a organização da vida pessoal é a condição para que o sucesso se transforme em saúde. Essa é uma das condições para que você conquiste seus objetivos profissionais em todas as áreas de sua vida.

Ajudamos empresas a entrar de vez no século XXI com sustentabilidade inteira e, assim, impactar de forma sustentável e continuada a vida de seus colaboradores, clientes e da comunidade local.