WTS news

Sustentabilidade Inteira em constante desenvolvimento

Liderança, Coaching, Mediação e Certificação

Por WTS Research em 14.10.2000

Desde que a WTS criou seu próprio conceito de sustentabilidade, Whole Sustainability, (Sustentabilidade Inteira), ela sempre explica seu diferencial em palestras e conferências. O modelo tradicional de sustentabilidade faz com que ela fique presa em cada área da ciência ou dos departamentos das universidades. Dessa forma, a sustentabilidade se torna mais uma disciplina como as outras. Logo, a ciência da sustentabilidade que poderia propor outro paradigma de relacionamento, construção da sociedade, de formação do ser humano fica refém do paradigma racional da sociedade da modernidade que a própria teoria da sustentabilidade critica.

Quando o conceito de sustentabilidade da WTS, Whole Sustainability, foi avaliado na Europa, todos os examinadores de diferentes universidades destacaram o diferencial da teoria que é propor um conceito de inteiro de sustentabilidade. Par isso, um dos primeiros lugares que deverá ser atingido é o ensino fundamental. Nas séries iniciais, a criança aprenderá a pensar, agir e viver de forma integrada, compartilhada e cooperativa. Nessa fase, os muros devem ser retirados. Assim, no ensino médio, o adolescente já foi estimulado a trabalhar junto com os amigos. Ao chegar na universidade, ele já terá outro paradigma de pensamento, sentimento e vivência. Seu modus operandi é o trabalho conjunto, a partilha, a troca, a capacidade de pensar um projeto de forma multidisciplinar e transversal. So após esse movimento de formação inteira é que ele pode aprofundar a sustentabilidade em seu curso na faculdade ou em uma área de pesquisa. Dessa forma, a parte saberá seu papel no todo. Ele estuda uma parte pensando como ela impactará positiva e negativamente no objetivo do todo. Isso é o objetivo da whole sustainability.

Agora é possível explicar porque a WTS é uma empresa de formação de liderança, coaching, mediação sustentável e certificação em sustentabilidade. Na proposta da WTS, essas quatro áreas são apenas uma dentro do conceito Whole Sustainability. Sem formação de liderança inteira não é possível desenvolver projetos sustentáveis inteiros. A metodologia de Coaching criada pela WTS possui os principais teóricos que fundamentam tanto a formação de liderança como a mediação sustentável. Assim, a empresa discute os fundamentos da Sustentabilidade na teoria e mostra na prática como esse próximo acontece. Um exemplo dessa experiência aconteceu com uma empresa que se candidatou para receber a Whole Sustainability Certification – WTS 100. A preparação da liderança executiva, dos gerentes e dos operadores se deu com a metodologia WTS Coaching, a inserção de tecnologias sustentáveis para mitigar os efeitos dos gases poluentes se deu com a mediação sustentável e a subsequente aquisição do sistema fotovoltaico e autenticação de qualidade do projeto executado se deu com os critérios da certificação em sustentabilidade.

Essas características fazem dos serviços da WTS únicos porque, a partir de mais de 15 anos de pesquisas na Alemanha, Portugal e Brasil, a empresa desenvolveu a própria metodologia de Coaching e de liderança inteira e ainda possui uma certificação de sustentabilidade que segue os critérios internacionais das principais universidades europeias.  Sendo assim, ainda que pareçam dissociados, a partir da Whole Sustainability, tudo que a WTS realiza tem quatro focos: preparar pessoas para as demandas do século XXI, otimizar processos para que se tornem cíclicos e inteiros, mediar soluções com tecnologias sustentáveis e impactar positivamente a sociedade com o negócio sócio-sustentável.

Equipe WTS

Ajudamos empresas a entrar de vez no século XXI com sustentabilidade inteira e, assim, impactar de forma sustentável e continuada a vida de seus colaboradores, clientes e da comunidade local.